Vírus /Bactérias
26-03-2014 16:38
-
Estrutura viral
Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas.
Os vírus tipicamente possuem uma cápsula de estrutura proteica (o capsíde) que armazena e protege o material genético viral (DNA ou RNA). O envelope,normalmente derivado da membrana celular do hospedeiro anterior, envolve o capsíde em alguns vírus, enquanto noutros não existe sendo o capsíde a estrutura mais externa. Ele protege o genoma viral nele contido.
-
Estrutura da célula bacteriana
A estrutura da célula bacteriana é a de uma célula procariótica, sem organelos ligados à membrana celular, tais como mitocôndrias ou plastos, sem um núcleo rodeado por uma cariomembrana e sem DNA organizado em verdadeiros cromossomas, como os das células eucariotas.
Como se reproduzem vírus e bactérias?
-
Reprodução dos vírus
Um vírus utiliza o mecanismo celular do seu hospedeiro para criar mais partículas virais por forma a completar o seu ciclo de vida. Estes parasitas, a nível molecular, forçam as enzimas das células parasitadas a trabalharem para formar novos vírus em vez dos próprios componentes que a célula necessita.
Os vírus são entes naturais que nem podem ser considerados seres vivos nem seres não vivos, de acordo com as definições mais comuns para estes conceitos. Podem reproduzir-se e mostrar hereditariedade, mas são dependentes das complexas enzimas dos seus hospedeiros, e podem de várias formas ser tratados como moléculas ordinárias (por exemplo, eles podem ser cristalizados).
-
Reprodução das bactérias
A reprodução das bactérias é autónoma e realiza-se, normalmente, por divisão binária. As células-filhas separam-se, crescem e voltam a dividir-se. Em condições óptimas pode ocorrer uma divisão em cada 20-25 minutos.