O que é uma mutação?

25-03-2014 17:36
        Os termos genes, código genético, dupla-hélice e mutações são coisas do século XX. Por exemplo, Darwin desconhecia estes fenómenos, bem com a maioria dos evolucionistas da sua época.
            Em 1900 a palavra “mutação”, em biologia, era sinónimo de “mudança morfológica abrupta”.A palavra mutação deriva do latim mutare=mudar e os indivíduos que manifestam uma mutação são chamados de mutantes.
                Só mais recentemente se dizem frases como: “Uma transformação dos genes determina o aparecimento de novos caracteres”. Hoje em dia, pode-se afirmar que uma mutação é um fenómeno que resulta da alteração na sequência de bases azotadas da molécula de DNA, que pode conduzir a mudanças nas proteínas que se iram formar e consequentemente pode levar a modificações das características do ser onde ocorreu. A mutação actua do mesmo modo, em planos morfológicos, fisiológicos, bioquímicos, bem como psíquicos.
               As mutações, conhecidas há muito tempo como monstruosidades hereditárias, foram estudadas primeiro pelo botânico holandês de Vries e sobretudo pelo geneticista americano Thomas Morgan.
As mutações são sempre alterações bruscas e imprevistas do material hereditário.
 
 
maisbiogeologia.blogspot.pt/2008/10/alteraes-no-material-gentico-as-mutaes.html