Mitos e verdades sobre Alergias

26-05-2014 12:18

Proteínas do leite e lactose

Alergia as proteínas do leite de vaca e intolerância a lactose são doenças diferentes e não podem ser confundidas. A lactose é um açúcar e não provoca alergia

 

Verdadeiro

 

Na alergia às proteínas do leite de vaca os sintomas surgem na infância, geralmente nos primeiros meses de vida, podendo ocorrer vômitos, diarréia, cólicas, presença de sangue nas fezes, dermatites e sintomas respiratórios (chiado no peito e crises de rinite alérgica). Observa-se que aproximadamente 90% das crianças se tornam “não alérgicas” por volta dos 3 anos de idade.  

Intolerância a lactose é a dificuldade de digerir o açúcar do leite (lactose), sendo mais comum em adultos. Os sintomas mais freqüentes relacionam-se a diarréia, cólicas, distensão abdominal e náuseas. A maioria continua intolerante por toda a vida.

 

 

 

Camarão

Paciente alérgico a camarão não pode fazer uso de contrastes iodados

 

Falso

 

Alergia a peixe, camarão e frutos do mar não contra-indica o uso de contraste iodado, uma vez que trata-se de alérgenos diferentes.

 

 

Asma cura com a idade

Asma cura com a idade

 

Falso

 

Muitas crianças permanecem com asma até a idade adulta.

 

 

 

Carne de porco e chocolate

Carne de porco e chocolate são freqüentes causadores de alergia

 

Falso

 

Esses alimentos raramente causam alergia.

 

 

Bombinhas de asma

Bombinhas de asma fazem mal ao coração

 

Falso

 

Em termos de malefícios para o coração é pior uma crise de asma, que leva a uma má oxigenação cardíaca do que o uso de “bombinhas”.  

As bombinhas são medicamentos broncodilatadores inalatórios usados para tratamento da Asma. Seu uso deve se dar sob orientação e acompanhamento médico. Têm efeito mais rápido, pois agem no local (brônquios), com menos efeitos colaterais.

 

 

 

www.clinicapaulistadealergia.com.br/index.php?base_principal=mitos

https://www.clinicapaulistadealergia.com.br/index.php?base_principal=mitos&id_busca=4

https://www.clinicapaulistadealergia.com.br/index.php?base_principal=mitos&id_busca=7