Mitos e verdades sobre Alergias
Proteínas do leite e lactose
Alergia as proteínas do leite de vaca e intolerância a lactose são doenças diferentes e não podem ser confundidas. A lactose é um açúcar e não provoca alergia
Verdadeiro
Na alergia às proteínas do leite de vaca os sintomas surgem na infância, geralmente nos primeiros meses de vida, podendo ocorrer vômitos, diarréia, cólicas, presença de sangue nas fezes, dermatites e sintomas respiratórios (chiado no peito e crises de rinite alérgica). Observa-se que aproximadamente 90% das crianças se tornam “não alérgicas” por volta dos 3 anos de idade.
Intolerância a lactose é a dificuldade de digerir o açúcar do leite (lactose), sendo mais comum em adultos. Os sintomas mais freqüentes relacionam-se a diarréia, cólicas, distensão abdominal e náuseas. A maioria continua intolerante por toda a vida.
Camarão
Paciente alérgico a camarão não pode fazer uso de contrastes iodados
Falso
Alergia a peixe, camarão e frutos do mar não contra-indica o uso de contraste iodado, uma vez que trata-se de alérgenos diferentes.
Asma cura com a idade
Asma cura com a idade
Falso
Muitas crianças permanecem com asma até a idade adulta.
Carne de porco e chocolate
Carne de porco e chocolate são freqüentes causadores de alergia
Falso
Esses alimentos raramente causam alergia.
Bombinhas de asma
Bombinhas de asma fazem mal ao coração
Falso
Em termos de malefícios para o coração é pior uma crise de asma, que leva a uma má oxigenação cardíaca do que o uso de “bombinhas”.
As bombinhas são medicamentos broncodilatadores inalatórios usados para tratamento da Asma. Seu uso deve se dar sob orientação e acompanhamento médico. Têm efeito mais rápido, pois agem no local (brônquios), com menos efeitos colaterais.
www.clinicapaulistadealergia.com.br/index.php?base_principal=mitos
https://www.clinicapaulistadealergia.com.br/index.php?base_principal=mitos&id_busca=4
https://www.clinicapaulistadealergia.com.br/index.php?base_principal=mitos&id_busca=7