Engenharia Genética no melhoramento de plantas

28-05-2014 19:27

          VS          

 
 
 
 
 
Durante as grandes plantações para a produção de alimentos, verificou-se que por vezes acontecia obtermos uma espécie perfeita mas na qual faltava uma característica muito importante, desde maior fragilidade a uma doença, ou uma característica da planta em si que a tornava menos favorável num meio ou perante uma determinada situação. Mas, contudo, verificou-se também que havia outra com essa característica que queríamos, e se conseguíssemos juntar essa característica à outra planta e assim obter o produto desejado, quase perfeito?
                                                   
Pois bem, com a evolução da ciência isto foi possível através da manipulação dos genes da planta com a técnica de DNA recombinante.
Esta técnica permite-nos isolar os genes de interesse e transferi-los para o genoma de um outro organismo, fazendo-o possuir novas características através da modificação do seu fenótipo. Esta técnica, chamada de transgénese, e leva-nos à obtenção de organismos geneticamente modificados (OGM).
Atualmente muitos dos alimentos que se encontram à venda sofreram este processo, pois tornam-se economicamente e visualmente mais interessantes. Nesta técnica é usualmente utilizada a bactéria Agrobacterium como vetor natural, por possuir a capacidade de, no solo, infetar um grande número de plantas.