Doenças auto-imunes

26-05-2014 12:32

Esclerose múltipla

 

 Surge quando os linfócitos T destroem a bainha de mielina dos neurónios. Assim, o axónio fica descoberto, perturbando a propagação do impulso saltatório, que nas pessoas saudáveis se dá entre os Nódulos de Ranvier, causando grandes alterações na transmissão do impulso nervoso. Os sintomas incluem vários transtornos neurológicos.

                             

 

Artrite reumatóide

É uma doença que provoca a destruição da cartilagem articular pelo sistema imunitário, o que causa deformações das articulações. Os pés e as mãos são as zonas mais afectadas.

 

          

 

 

Lúpus

 As pessoas que apresentam esta doença desenvolvem anticorpos que reagem contra as suas próprias células normais, podendo, consequentemente, afectar a pele, as articulações, rins e outros órgãos.

 

 

Diabetes insulinodependentes

As pessoas que são afectadas com esta doença manifestam anticorpos que destroem as células das ilhotas de Langerhans, na superfície do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

                                      

 

 

Psoriase

É uma doença incurável, crónica e hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida. Manifesta-se com a inflamação nas células da pele, chamadas queratonócitos, provocando o aumento exagerado da sua produção, que se acumula na superfície formando placas avermelhadas de escamação esbranquiçadas ou prateadas. O sistema de defesa local, formado pelo linfócitos T, é activado como se a região cutânea tivesse sido agredida. Em consequência, libertam substâncias mediadoras da inflamação, chamadas citocinas que aceleram o ritmo de proliferação das células da pele.

 

  

 

 

Tiróidite de Hashimoto 

É a forma mais comum das tiróidites, onde os anticorpos do indivíduo lutam contra as células da tiróide. Em muitos casos, a tiróidite de Hashimoto resulta em hipotireoidismo, podendo, na sua fase mais avançada, causar hipertireoidismo. Fisiologicamente, os anticorpos causam uma destruição gradual dos folículos da tiróide. A doença pode ser detectada clinicamente por análises sanguíneas, procurando a presença desses anticorpos no sangue.

 

 

Miastenia Gravis 

É uma doença crónica que causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários. A fraqueza é causada por um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos. Esta transmissão é normalmente feita por uma substância, a acetilcolina, na junção neuromuscular, provocando uma contracção do músculo. Na Miastenia Gravis, o número de receptores da acetilcolina ou sítios nos quais a substância pode ser recebida encontram-se reduzidos, uma vez que há um ataque dos receptores da acetilcolina, por anticorpos, produzidos pelo sistema imunitário do próprio indivíduo.

                                                                           

Vasculite

 É uma inflamação do vaso sanguíneo que provoca, geralmente, danos no revestimento dos vasos: estreitamento ou obstrução, limitando ou interrompendo  o fluxo sanguíneo. Os tecidos abastecidos pelos vasos afectados ficam igualmente danificados ou destruídos por isquemia (falta de abastecimento sanguíneo e, consequentemente, de oxigénio).

 

 

Síndrome de Sjögren ou síndrome de Goujerot-Sjögren 

É uma desordem auto--imune em que as células imunitárias atacam e destroem os ductos das glândulas lacrimais e salivares.

 

Vitiligo ou leucoderma 

É a perda da pigmentação da pele, devido ao ataque auto-imune sistema imunitário do indivíduo aos melanócitos. O vitiligo, geralmente, começa na fase adulta com manchas de pele despigmentada aparecendo nas extremidades. As manchas podem crescer ou permanecer com tamanho constante. Ocasionalmente, pequenas áreas podem repigmentar quando forem recolonizadas por melanócitos.

 

 

https://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/12doencasdesiqsistimun.htm

www.google.pt/search?q=edema+de+quincke&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=UhSGU7DnNOyO7QbGqIGICw&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=610#q=l%C3%BApus&tbm=isch&facrc=_&imgdii=xSFpQB70ZrvVLM%3A%3BLIR9FK7x0HcuFM%3BxSFpQB70ZrvVLM%3A&imgrc=xSFpQB70ZrvVLM%253A%3BoymxsQkw4GX6zM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-h1clqN6Ns08%252FTzOgcssumoI%252FAAAAAAAABJk%252FZ4ai7Qb0IgY%252Fs640%252Flupus1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Farquivomedsaude.blogspot.com%252F2012%252F07%252Flupus.html%3B340%3B228

www.google.pt/search?q=edema+de+quincke&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=UhSGU7DnNOyO7QbGqIGICw&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=610#q=Psoriase&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=VfrVao83nhuQvM%253A%3BMh9ppzdXGmJ3jM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.negocioestetica.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F07%252Fpsoriase.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.negocioestetica.com.br%252Finfluencias-nutricionais-na-psoriase%252F%3B938%3B720